quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A "Cerveja Marca Barbante"

A primeira notícia sobre a comercialização de chope no Brasil foi um anúncio publicado no Jornal do Commercio, no Rio de Janeiro, em 27 de outubro de 1836, dizia o seguinte: 


"Na Rua Matacavalos, número 90, e Rua Direita número 86, da Cervejaria Brazileira, vende-se cerveja, bebida acolhida favoravelmente e muito procurada. Essa saudável bebida reúne a barateza a um sabor agradável e à propriedade de conservar-se por muito tempo".

A "Cerveja Barbante" foi a denominação genérica dada às primeiras cervejas brasileiras que, com sua fabricação rudimentar, tinham um grau tão alto de fermentação que, mesmo depois de engarrafadas, produziam uma enorme quantidade de gás carbônico, criando grande pressão. A rolha era, então, amarrada com barbante para impedir que saltasse da garrafa, daí a expressão “Cerveja Barbante”.

Primeiras fábricas:
Quanto à(s) primeira(s) fábrica(s), o estudo dessa época é dificílimo, pois as fábricas não produziam cerveja com marca alguma e geralmente vendiam, em barris, para os depósitos (comércio que nem sempre era só de cerveja), onde era vendida de várias formas, às vezes engarrafadas e com rótulos próprios, veja:
 *fontes: http://pt.wikipedia.org - http://www.cervejasdomundo.com