quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Veja tipos de cervejas que agradam as mulheres

O mercado de cervejas está cada dia mais variado e já oferece muito além de bebidas claras, escuras e mais amargas, por exemplo. Assim, opções com maior ou menor teor alcóolico, mais leves ou mais encorpadas, com adição de frutas ou diversos outros tipos de ingredientes são bastante comuns. E mesmo com tanta variedade, alguns especialistas arriscam até em classificar quais cervejas são as preferidas das mulheres.

 "Em geral, as mulheres gostam de cerveja mais doce", afirmou José Felipe Carneiro, mestre cervejeiro da cervejaria mineira Wäls.  Entre estas, as opções que levam fruta estão cada dia mais variadas no mercado nacional. Da cervejaria Amazon Beer, por exemplo, a Bacuri Beer, com 3,8% de teor alcoólico, é feita com a fruta bacuri e apresenta cor clara e aroma floral. Já a Taperebá Witbier tem 4,7% de teor alcoólico e é feita com malte, trigo e cevada, além da fruta.

Outra opção é a cerveja Medieval, que lembra frutas em compota, mas com maior amargor e mais encorpada. A cervejaria Sauber produz cervejas artesanais em Mogi-Mirim, no interior de São Paulo, e utiliza mel, tangerina e limão. Segundo o mestre cervejeiro, o paladar feminino também pode apreciar mais as cervejas preparadas à base de trigo. A Wäls Wittle é feita com o cereal e leva ainda laranja da terra, pimenta da Jamaica e especiarias.
 Se for escolher entre as importadas, destaque para as belgas. "As mulheres preferem principalmente as belgas, que são mais frutadas", comentou José Felipe.




Neste caso, ótimas opções são a Lindemans Framboise, feita com 30% de suco de framboesa e descrita como uma cerveja delicada, refrescante e com intenso sabor de fruta, além de ter apenas 2,5% de teor alcoólico.

Outra opção dentre os produtos da Bélgica é a Lindemans Kriek Cuvée René. No entanto, ela tem características mais fortes, como 6% de teor alcoólico, além de ser considerada uma cerveja mais seca, ácida e com toque de cereja e madeira.
A marca inglesa Badger tem uma opção picante e outra perfumada: a Blandford Flyer tem toques de gengibre com um leve caramelado e é descrita como leve e refrescante; já a Golden Glory tem notas de pêssego, melão e toques florais, combinação que destaca a característica frutada e também um distinto amargor.




*fonte: www.culinaria.terra.com.br

Cerveja estará 15,3% mais cara neste Natal

SÃO PAULO – A cerveja é o produto que mais sofreu variação de preço na época de final de ano, em relação a 2011. 

Um levantamento realizado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) revelou que a bebida estará 15,3% mais cara este ano.
O segundo produto que teve alta nos preços foi o frango congelado, com 15,2% de variação. Dos cinco produtos que tiveram maior alta de preços, quatro são bebidas, conforme mostra a tabela:


Setembro Os dados de outra pesquisa da Abras mostram que, em setembro, considerando uma cesta de 35 produtos de alto consumo, analisada pela GfK, houve alta de 2,16% nos preços, ante ao oitavo mês de 2012. Já em comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 7,65%, passando de R$ 306,42 para R$ 329,87.
O produto que apresentou a maior alta foi a batata, com 29,78% de variação, em realçaõ a agosto, seguida pela cebola (23,40%) e farinha de mandioca (12,91%). De acordo com o relatório da associação, um dos fatores que contribuíram para a alta do primeiro produto foi a redução da safra de inverno. Já a cebola e a farinha de mandioca sofreram com problemas climáticos.
Quanto aos produtos que apresentaram maiores quedas de preço no último mês, o tomate foi o que mais se destacou, com redução de 13,38%. O extrato de tomate e a carne dianteiro caíram 1,23% e 1,19%, respectivamente.

* fonte:www.economia.uol.com.br

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Empresa anuncia cerveja 'mais forte do mundo' com 65% de teor alcoólico

Chamada de 'Armageddon', bebida é fabricada na Escócia.
Cerveja é mais forte do que vinho, vodca e uísque.

 

A cervejaria escocesa Brewmeister anunciou a “Armageddon”, que foi intitulada como a cerveja mais forte do mundo, com um impressionante teor alcoólico de 65%. Para se ter uma ideia, cervejas tradicionais tem, em média, 5% de teor alcoólico, enquanto que um copo de vinho e um copo de uísque tem 12% e 40%, respectivamente.
A bebida ainda não recebeu certificação do Guinness Book, mas já implementou o bordão no nome do produto, de acordo com o site “Oddity Central”. O cofundador da companhia, Lewis Shand, afirmou que a Armageddon “está mais próxima de ser um destilado, porém foi classificada como cerveja”.

*fonte: www.g1.globo.com

 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

LAGERS

As Lagers são as cervejas mais consumidas no mundo, responsáveis por exemplo por mais de 99% das vendas de cerveja do Brasil.

Originarias da Europa Central no século 14, são cervejas de baixa fermentação ou fermentação a frio (de 6 a 12ºC), com graduação alcoólica geralmente entre 4 e 5%. Tem entre seus tipos mais conhecidos a Pilsener, tipo de cerveja originariamente criada no século 19 na cidade de Pilsen, região da Boêmia da República Tcheca, e que por isso muitas vezes é chamada de Pilsen ou Pils ao invés de Pilsener.
Os sub-tipos de Lager estão a seguir:

PALE LAGERS

Lagers claras, o que você mais vê por ai. São tantos sub-tipos que fica quase impossível decorar todos, portanto listaremos os mais facilmente encontrados: 

 

PILSNER: a Pale Lager original, desenvolvida como receita da cerveja Pilsner Urquell. São caracterizadas por um lúpulo acentuado no aroma e sabor. Também chamadas de Pilsener e Pilsen. Podem aparecer em 2 estilos um pouco diferentes, principalmente devido à escola: Bohemian/Czech Pilsner, representada pela Pilsner Urquell e Budweiser Budvar/Czechvar, ambas Tchecas e meio difíceis de encontrar; German Pilsner, facilmente encontradas nas representantes Bitburger, Warsteiner, Konig Pilsener, Spaten Pils. 

 

AMERICAN LAGER: cerveja leve e refrescante, feita para matar a sede e para serem bebidas bem geladas. É o tipo das cervejas mais populares dos Estados Unidos , com exemplos como Budweiser, Coors e a australiana Foster's. A maioria das cervejas populares no Brasil, como Brahma, Skol, Kaiser e Antarctica, são American Lagers, mesmo que elas se intitulem no rótulo e descrição no verso como Pilsen, talvez até devido a convenção nacional para a classificação de cervejas. 

 

PREMIUM: de cervejas um pouco mais lupuladas e mais maltadas que as Standard Lagers, tem como exemplos a Stella Artois, Heineken e Miller Genuine Draft, facilmente encontradas . Aqui no Brasil, são representadas pela Cerpa, Bavaria Premium, Brahma Extra, Gold e outras variações das marcas mais conhecidas. Mas cuidado. Em alguns casos a palavra Premium vem sendo usada para diferenciar cervejas que suas cervejarias desejam promover em especial, não sendo necessariamente uma Premium de verdade. Em alguns casos, pode simplesmente significar Lagers com graduação alcoólica acima de 5%. 

 

LITE: variação ainda mais leve que a American Lager, oferecida muitas vezes sob o nome Light ou Lite

DORTMUNDER EXPORT: variação da Pilsner com menos lúpulo, mais suave, feita em Dortmund em 1873.

HELLES: outra variação com menos lúpulo, mais maltada, feita em Munique. Marcas conhecidas são Löwenbräu Original, Spaten Premium Lager, Weihenstephaner Original e Hofbräu München Original 

 

DRY BEER: originária do Japão, tem a maior parte do açúcar convertido em álcool devido ao longo período de fermentação. Por isso e por seu sabor suave é chamada de seca. 

 

SPECIAL: um tipo mais forte e encorpado, Fica entre a Helles e a Bock em termos de sabor e força. 

 

RADLER: Qualquer Pale Lager misturada com uma limonada típica alemã, chamada de Zitronenlimonade. Geralmente a proporção cerveja/suco é de 50/50 ou 60/40.

 

*fonte:www.brejas.com.br


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

29ª Oktoberfest oferece mais de 35 variedades de chope e cervejas

Pela primeira vez, público pode provar o chope da marca belga Stella Artois.
Loja no local tem mais de 150 tipos de cervejas nacionais e internacionais.

 

Uma das maiores atrações da Oktoberfest de Blumenau, a segunda maior festa alemã do mundo, é o chope. Quem visita o Parque Vila Germânica, sede da 29ª edição da festa , tem a chance de saborear 36 variedades de chope e cervejas. Além do chope Brahma, oficial do evento, também há produtos das cervejarias artesanais da cidade e região: Eisenbahn, Bierland, Wunder Bier e Das Bier, concentradas no pavilhão 1. Pela primeira vez, o público pode provar o chope da marca belga Stella Artois.

  

Neste ano, os participantes também têm a opção de conhecer cervejas de todos os continentes sem sair da Vila Germânica. A loja Haake Beer oferece mais de 150 tipos de cervejas entre nacionais e importadas, como as famosas marcas da Alemanha, Áustria, Bélgica e até mesmo da Jamaica. De acordo com proprietário Cristiano Haake, a média de venda é de cinco mil garrafas por dia, que o cliente pode levar para casa.

 
Haake Beer oferece mais de 150 tipos de cervejas
(Foto: Rogério Pires/Divulgação)
Segundo Guido Haake, sócio-proprietário, a preferência dos apreciadores de cervejas são as de trigo. "A HB Hofbräu München é a mais vendida de todas as marcas", conta Guido. Segundo ele, a cerveja é feita sob a lei de pureza alemã e com mais de 400 anos de existência. Os apreciadores têm ainda a famosa Duff Beerm, do desenho 'Os Simpsons'.

 

*fonte: g1.globo.com

 

sábado, 20 de outubro de 2012

Devassa cria nova embalagem e amplia distribuição

A Devassa comemora o crescimento que teve em diversas regiões do país com a ampliação de seu portfólio e distribuição das bebidas com foco no Nordeste, Norte e Sul.
A marca da Schincariol anunciou a comercialização da Devassa Bem Loura na versão 269 ml, conhecida como Devassinha, da lata de 473 ml (o latão) e do chope Devassa Bem Loura.
Enquanto as latinhas chegam aos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe; o latão será comercializado na Bahia, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande de Norte, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O chope é novidade no Norte e Nordeste.

Em comparação ao primeiro semestre de 2011, o faturamento da marca nos primeiros seis meses de 2012 chegou a 20%. Só no Distrito Federal, a cervejaria alcançou um aumento de 132%; seguidos pelo Paraná, com 130%; Pernambuco, com 122%; e Bahia, com 74%.
Segundo pesquisa da Nielsen, por exemplo, a latinha é responsável por 10% de todo o consumo de cerveja do Nordeste, e a embalagem maior representa 36% do consumo da bebida na região.
Outra mudança é a embalagem do pack, que está com novo layout: a arte faz alusão à lingerie feminina, apostando em elementos como espartilho, corsellet e zíper. O projeto foi desenvolvido pela agência Mood.


*fonte: www.exame.abril.com.br

 

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Cerveja Proibida ainda não passou de marketing

No mercado há um ano e meio, marca está com problemas para conseguir avançar.

 A cerveja Proibida, que teve uma badalada campanha publicitária de estreia, há um ano e meio, está com problemas para conseguir avançar no mercado cervejeiro. 
Depois de fazer um viral de marketing que explodiu no Brasil inteiro, com as checas que pregaram uma “pegadinha” no programa Pânico na TV!, a fabricante Companhia Brasileira de Bebidas Premium (CBBP), sediada no Recife e com fábrica em Pindoretama, Ceará, não conseguiu avançar na entrega do produto e até na fabricação da bebida.

A tal “pegadinha” no programa de TV foi resultado de uma estratégia que nasceu na internet. Duas beldades supostamente checas, sempre em microbiquínis e roupas curtíssimas, criaram blog, conta no Facebook e no Twitter anunciando que eram estrangeiras interessadas em passar as férias no Brasil. Elas pediam dicas e receberam convites até de hospedagem, de internautas mais empolgados.

O Pânico na TV! soube da história e criou um quadro, “As tchecas do Brasil”. Depois veio a surpresa: a dupla, na verdade, era formada por uma inglesa (Dominika, morena) e por uma loira (Michaela, eslovaca), ambas a serviço de uma nova cerveja no mercado, a Proibida. O problema é que o programa era patrocinado pela Skol.

De lá para cá, porém, a Proibida só encontrou dificuldades no mercado, a tal ponto de a história ganhar destaque na edição desta semana da Revista Exame, intitulada “A cerveja Proibida ficou só nas tchecas”.
Passados 18 meses desde o episódio com o Pânico, a cerveja não conseguiu chegar a 1% de mercado no Nordeste. Com problemas de fabricação e distribuição, cancelou a entrada no Sudeste e até começou um enxugamento de custos.

A empresa investiu R$ 60 milhões na unidade no Ceará (que ainda não está pronta) e anunciava que teria uma fábrica em Pernambuco. Por enquanto, ela apenas adiciona água e gás carbônico a um concentrado de cerveja que compra de pequenas fábricas e depois envasa o produto, segundo a Exame.

A CBBP foi procurada por vários números de telefone, em seu escritório e celulares, para comentar o assunto. Mas nenhum porta-voz foi localizado. Até o contato para a imprensa indicado no site da companhia está desatualizado: a prestadora de serviço não trabalha mais para a cervejaria.


*fonte: www.jconline.ne10.uol.com.br

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sepultura vai relançar sua cerveja

Sepultura, que está comemorando um ano do lançamento de sua própria bebida neste final de ano. Ao lado da cervejaria paulista Bamberg, a maior banda de metal do Brasil relança a Sepultura Weizen, um produto que se tornou clássico na gastronomia roqueira do país. Um kit de Natal será colocado no mercado a partir de novembro para celebrar a parceria.
A Sepultura Weizen, criada para comemorar os 25 anos do Sepultura, foi idealizada pela Bushido Brazil e pela própria banda. A Cervejaria Bamberg foi a escolhida. Segundo o baixista Paulo Xisto Jr.,é uma cervejaria de qualidade que produz ótimas cervejas e a banda ficou encantada com a estrutura da Bamberg.”  
Os especialistas garantem: a Sepultura Weizen é um produto de boa qualidasde. Refrescante, casa bem com o clima brasileiro, onde as temepraturas raramente são muito baixas. A cerveja é do tipo weizen, da escola cervejeira alemã, e tem uma turbidez natural provocada pela levedura em suspensão, característica deste estilo de cerveja.
A bebida possui aroma e sabores de banana e cravo provenientes de uma cepa especial de fermento que produz as substancias químicas que remetem a essas percepções.  Ainda de acordo com especialistas, harmoniza com frutos do mar, comidas japonesa, tailandesa, queijos pouco maturados, como mussarela de búfala e cálcio cavalo.